NOTÍCIAS
08/08/2018
CONAMP prestigia abertura do XIV Congresso Estadual do MPRS

O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, participou nesta quarta-feira (1º) da cerimônia de abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Alinhada ao tema do evento (“O Ministério Público e o futuro”), a solenidade foi marcado por imagens futuristas, projeções tridimensionais e mensagens alusivas ao desenvolvimento tecnológico, do conhecimento e das relações interpessoais e profissionais.

Integrantes do conselho deliberativo da entidade e membros da instituição de todo o país prestigiaram a cerimônia realizada na véspera da sequência de dois dias de palestras, reuniões e debates sobre o futuro da instituição, seu papel na sociedade e como aprimorar seu desempenho diante dos desafios da pós-modernidade.

O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Sérgio Harris, entidade organizadora do evento, recebeu os congressistas lembrando-lhes da responsabilidade que os atuais membros do MP têm para com o futuro da instituição, diante de sua história gloriosa: “Olhar como começamos, sem qualquer estrutura, como exército de um soldado só, e ver aonde chegamos, particularmente, me enche de orgulho, tanto pelo trabalho realizado em cada Comarca nos idos tempos, como pelo papel político desempenhado no período passado”, disse. 

Na sequência, o presidente da CONAMP ressaltou a importância de momentos como o do encontro. Lembrou que o MP brasileiro foi forjado em ambientes congressuais: “Assim nasceu a Carta de Curitiba. Assim se formatou o modelo de Ministério Público consagrado na Constituição Federal de 1988”.

Já o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Benedito Torres Neto, alertou que em situações de crise, as soluções individualistas podem colocar tudo a perder: “Nunca como neste momento o MP esteve tão unido. Se mantivermos essa união, sairemos mais fortalecidos do que nunca”.

Por fim, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, sublinhou a relevância do tema do Congresso. E salientou: “Somos o Ministério Público da Constituição, da sociedade, e não de grupos.

Membros do MP gaúcho são agraciados

Após os discursos, quatro importantes personalidades do MPRS foram agraciadas com a Comenda Dirceu Pinto. A honraria é a mais importante concedida pela AMP/RS e destina-se a figuras públicas, lideranças comunitárias e membros do MP que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para consolidação e fortalecimento da instituição. Nesta edição, receberam a comenda os procuradores de Justiça Cláudio Bonatto, Gilmar Possa Maroneze e Agenor Casaril, além do promotor Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, também receberá a comenda no dia 3 de agosto, data do encerramento do encontro.

Com informações e fotos da AMP/RS

Conamp
« Voltar
 
 
   
Desenvolvido pela:
Sua marca de sucesso na Internet.
Associação do Ministério Público do Amapá - AMPAP
Av. Padre Júlio Mª Lombaerd, 1570 - 68900-030
Macapá/AP - Fone/Fax: (96) 3223-7075 / Sede Campestre: (96) 3241-1200
Sistema Antistress